PRESTE ATENÇÃO:

terça-feira, 22 de junho de 2010

HIDRÔMETRO: Ar em tubulação faz conta de água disparar

O vereador EDUARDO PIONEIRO e o deputado estadual WILSON QUINTEIRO em recente conversa, resolveram fazer estudos no sentido de encontrar solução para o problema causado quando o abastecimento de água é interrompido, a tubulação fica cheia de ar, e, quando o abastecimento é normalizado, o ar passa pelo hidrometro (RELÓGIO) e é computado como água. Para Pioneiro e o Quinteiro, isso acontece porque o hidrômetro, aparelho que registra a quantidade de água consumida, não sabe diferenciar ar de água registrando um falso consumo. Todavia, você consumidor paga pelo ar mesmo não consumindo água.


O fato é que a SANEPAR trabalha por de concesão dada pelo município de Paiçandu, daí a importância da união entre o vereador e o deputado (Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Paraná) para encontrarem meio legais para regulamentar tal situação, ou seja, obrigando a SANEPAR resolver o problema que é antigo. Contudo existem outros problemas como vazamentos que podem elevar o consumo de água, para tanto é necessário fazez alguns testes, caso não resolva, você pode procurar pelo IPEM que fará uma vistoria no seu relógio de água, mas como dito, antes faça alguns testes procurando o IPEM quando tiver razoável certeza que o seu hidrômetro esta com problemas.

DICAS: para saber se o seu relógio de água esta funcionando corretamente:

1. tenha certeza que a caixa d' àgua esteja cheia e fique algumas horas sem consumir água. Observe a posição dos ponteiros do hidrômetro. Caso eles estejam se movendo, pode ser que haja um vazamento ou que o equipamento esteja com problemas;
2. feche o registro e verifique se o relógio continua rodando. Se sim, pode haver algum problema com o equipamento ou algum vazamento na residência.

Um comentário:

  1. a ideia é boa pq realmente quando acaba a agua o relogio dispara com ar

    ResponderExcluir